viernes, 1 de abril de 2016

O aniversário da independência da Grécia foi celebrado em Constantinopla


O Aniversário Nacional de 25 de Março de 1821 foi comemorado no Consulado Geral da Grécia, em Istambul (Constantinopla). Nesta sexta-feira, 25 de março de 2016, foi celebrada a Divina Liturgia na capela de São Savas do Consulado-Geral, presidida pelo Secretário-Chefe do santo e sagrado Sínodo de Constantinopla, o Arquimandrita Bartolomeu, assistido pelo Diácono Gregório e pelo Sr. Antônio Lampadarios, da Santa Arquidiocese de Constantinopla, como psaltis (cantor). Dentre os presentes, o Cônsul Geral da Grécia, Sr. Evangelos Sekeris, além de diversas autoridades diplomatas, cidadãos gregos de Istambul e estrangeiros.

Após dirigir sua palavra aos presentes, num pronunciamento sobre a data festiva, o Cônsul da Grécia depositou uma coroa de flores em memória dos heróis da Revolução da Independência Grega.

A guerra de independência da Grécia (1821–1829), também conhecida como a Revolução Grega (em grego: Ελληνική Επανάσταση, transl. Elliniki Epanastasi; em turco otomano: يؤنان ئسياني, transl. Yunan İsyanı), foi uma guerra promovida pelos gregos com o intuito de conquistar a independência da Grécia contra o Império Otomano. Após o longo período de conflito e com a ajuda das Grandes potências, a independência foi finalmente garantida por meio do Tratado de Constantinopla em julho de 1832. O povo grego foi o primeiro a adquirir o estatuto de Estado soberano frente ao Império Otomano.

O aniversário do dia da independência (25 de março de 1821) é um feriado nacional na Grécia.